consultare icone telefone whatsapp
Clínica para fazer ultrassom

Clínica para fazer ultrassom

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Todo paciente já teve que procurar alguma clínica para fazer ultrassom. Isso porque, esse exame é simples, rápido e indolor. E consegue dar o diagnóstico de várias doenças.

Através dele, o médico consegue visualizar em tempo real qualquer órgão, tecido ou estrutura de músculos do corpo. Podendo detectar nódulos ou alterações.

Neste conteúdo você vai saber tudo sobre o exame, seus tipos e quando realizar. Além disso, veja clínica para fazer ultrassom.

Saiba mais também sobre a endoscopia.

O que é o ultrassom?

Ultrassonografia, ultrassom, ecografia ou apenas US, é um exame de imagem muito simples e comum. Diferentes especialidades pedem ele com frequência, já que consegue ter uma visão de qualquer órgão.

Assim, o exame não possui restrições e nem é preciso esperar algum tempo para realizar novamente. Mas, alguns tipos de ultrassom podem ser recomendados uma preparação antes. Por exemplo, ter a bexiga cheia ou tomar remédio para eliminar gases. 

Isso porque, o exame é feito com um transdutor. Um aparelho que emite e capta ondas sonoras por meio do contato com o corpo.

Além disso, é possível analisar o fluxo da corrente sanguínea através do ultrassom. Para isso, basta fazer o exame com o Doppler.

Sendo assim, qualquer tipo de ultrassom não traz nenhum risco ao paciente. Já que ele não emite radiação e nem gera efeitos colaterais.

Para que serve?

Esse é um exame de imagem muito indicado por médicos de todas especialidades. Qualquer paciente pode realizá-lo, pois não apresenta restrições. Inclusive, é através do ultrassom que a gestante consegue ser o bebê.

Assim, ele é indicado para:

  • Investigar dores;
  • Diagnosticar gravidez ou desenvolvimento do bebê;
  • Visualizar estruturas do corpo;
  • Analisar corrente sanguínea e músculos;
  • Diagnosticar doenças.

Dessa forma, ele serve para uma primeira investigação de dores nos órgãos internos, como pâncreas e fígado. Detectando cálculos na vesícula e rins.

Pode ser usado também para diagnosticar problemas na tireoide. E nas mulheres, auxilia na observação dos ovários e útero.

Porém, para analisar órgãos com ar – como intestino e estômago – é preciso usar medicamentos para retirar os gases. Isso porque, eles prejudicam as imagens do exame.

Principais tipos de ultrassom

Há clínicas para fazer ultrassom que não oferecem todos os tipos do exame. Isso porque, dependendo da sua finalidade, é necessário algum equipamento específico ou preparo diferenciado.

Então, conheça os principais tipos de ultrassonografia.

  • Obstétrica: esse exame é realizado para acompanhar o desenvolvimento do bebê. Através dele, é possível saber a idade gestacional, o sexo, análise dos batimentos e identificar possíveis problemas cromossômicos ou de má-formação;
  • Morfológico: também possibilita acompanhar o bebê ainda dentro do útero, ajudando a diagnosticar possíveis doenças. Mas com uma imagem muito mais nítida. Por isso, é solicitado entre a 11ª e 14ª semana ou a 20ª e 24ª semana da gravidez, quando os órgãos já estão bem definidos;
  • Mama: utilizado para verificar alterações nas estruturas das mamas, como nódulos. Porém, não substitui a mamografia;
  • Transvaginal: através desse tipo de ultrassom é possível ver imagens do útero, trompas e ovários;
  • Abdominal: o mais requerido para analisar os órgãos da barriga, como fígado, pâncreas, baço, rins e bexiga. Podendo ser da região total ou de algum ponto em específico;
  • Tireoide: com esse exame é possível observar o tamanho da glândula e se há alguma alteração. Normalmente, usado no diagnóstico de hipotireoidismo ou câncer da tireoide;
  • Doppler: usado para uma avaliação da corrente dos vasos e fluxos sanguíneos. Com ele, o médico pode determinar se há alguma dilatação ou estreitamento dos vasos;
  • Com contraste: para melhorar a visibilidade do exame – e, consequentemente, diagnósticos mais precisos – é possível realizar com contraste. Assim, conseguindo ter uma precisão melhor de lesões nos órgãos.

Quando procurar uma clínica para fazer ultrassom?

A indicação para procurar uma clínica para fazer ultrassom deve vir do seu médico. Porém, você pode notar alguns sintomas de que algo não está certo.

Como, por exemplo, aumento repentino da barriga, alterações no exame de sangue ou dores renais. Além disso, mulheres grávidas devem realizar o pré-natal, que inclui realizar esse exame com uma certa regularidade.

O ultrassom também pode ser utilizado para verificar possíveis alterações nos vasos sanguíneos. E, avaliação da musculatura e articulações. 

Clínica para fazer ultrassom

A Consultare é uma clínica completa que oferece mais de 30 especialidades. Além disso, temos vacinas, procedimentos estéticos e vários exames. Como, por exemplo, todos os tipos de ultrassom.

Aqui, você pode sair do consultório e já realizar o exame, contando com uma equipe altamente especializada, equipamentos de última geração. E, claro, com o melhor custo-benefício.

Por isso, se você estiver procurando uma clínica para fazer ultrassom, acesse agora mesmo nossa página de agendamentos. Você consegue marcar um horário ainda para o mesmo dia!

Continue a leitura dos nossos conteúdos no blog!

Mais Artigos

vacinação

Queda na vacinação

O número de vacinação no Brasil vem diminuindo. Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a taxa de imunização contra sarampo, caxumba

Saiba Mais +

Preencha os dados abaixo para solicitar um orçamento diretamente do WhatsApp com um de nossos atendentes.

Ao preencher o formulário, você está ciente de que a nossa empresa poderá enviar, de tempos em tempos, comunicações e conteúdos de acordo com os seus interesses.

Preencha os dados abaixo para solicitar um orçamento diretamente do WhatsApp com um de nossos atendentes.

Ao preencher o formulário, você está ciente que a nossa empresa poderá enviar, de tempos em tempos, comunicações e conteúdos de acordo com os seus interesses.