consultare icone telefone whatsapp
raio x faz mal

Raio-x faz mal? Entenda se esse exame é prejudicial a saúde

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A dúvida se o raio-x faz mal geralmente é levantada por conta do disparo de radiação ao corpo do paciente.

E para te explicar se há malefícios à saúde ao fazer esse exame e como ele funciona, preparamos esse artigo completo, explicando tudo sobre raio-x. 

Vem com a gente!

Precisar realizar um exame de raio-x em Campinas? Então conte com a Consultare.

O que é o exame de raio-x?

O raio-x é um exame de imagem obtido por meio do disparo de radiação em baixas doses, com o intuito de identificar, por meio das ondas, alterações e anomalias de ossos e órgãos.

Todo o seu processo é feito por meio da emissão de ondas invisíveis ao nosso olho, que são capazes de formar uma imagem por volta dos nossos órgãos sem causar dor ou desconfortos durante o procedimento.

Esse tipo de exame pode ser feito em crianças, adultos e idosos e é fundamental para diagnosticar doenças e fraturas no corpo humano.

E para entendermos se o raio-x faz mal, além de ficar por dentro do que ele é, é preciso saber para que ele serve, conforme contamos na sequência.

Para que serve o exame de raio-x?

O exame de raio-x serve para procurar fraturas nos ossos ou identificar doenças nos órgãos.

Ele também é capaz de avaliar doenças agudas em regiões como o abdômen, além de inflamações e infecções no corpo.

Justamente por seu alto potencial de visualização interna do corpo humano, até mesmo dentistas usam o raio-x para avaliar como estão os dentes de pacientes e as suas raízes.

Raio-x faz mal? Entenda como funciona o exame na prática

raio x faz mal

A dúvida referente a se o raio-x faz mal está ligada ao fato de ele emitir radiação ao nosso corpo para conseguir gerar resultados em imagens.

Na prática, o aparelho de raio-x realmente emite partículas de radiação que passam pelo nosso corpo e chegam a uma chapa que fica atrás do paciente.

É assim que é formada uma impressão do formato dos ossos e dos órgãos que estão sendo analisados. E tudo isso é feito sem causar dor ou desconforto.

Depois de ser realizado, o exame revela a superfície da chapa, permitindo que o médico analise a imagem e cheque se está tudo em ordem ou se há algo diferente nas imagens que tem em mãos.

Quando o raio-x deve ser feito?

O raio-x deve ser feito sempre que o médico ou dentista solicitar, sendo que esse não é um exame de rotina.

Ele costuma ser solicitado apenas se a necessidade do paciente exigir ou em casos de quedas, para ver se há alguma fratura, e para averiguar possíveis doenças em órgãos.

Raio-x faz mal para a saúde?

O raio-x faz mal para a saúde somente se ficarmos expostos excessivamente a eles, pois nesses casos ele pode causar mutações no DNA.

E segundo a própria Organização Mundial de Saúde (OMS), o raio-x pode ser considerado carcinogênico, mas, novamente, apenas se ficarmos expostos a ele em excesso.

No mais, a Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que os benefícios do raio-x são maiores do que as consequências que ele pode causar.

Alguns dados de estudos comprovam a teoria de que o raio-x faz mal à saúde quando ficamos muito tempo expostos a ele, levando ao risco de câncer de 6% a 1,8% em pessoas com idade de 75 anos.

Porém, isso mostra que os riscos do raio-x são mínimos quando comparados aos benefícios da imagiologia médica.

Mitos e verdades do raio-x

raio x faz mal mitos

A dúvida se o raio-x faz mal a saúde leva o exame a ser alvo de muita desinformação, fazendo com que muitas pessoas não o realizem quando o médico solicita.

Na sequência, separamos quais os maiores mitos e verdades do raio-x e esclarecemos em mais detalhes se o raio-x faz mal.

Há um limite de radiação que uma pessoa pode receber

Verdade. O limite de radiação que uma pessoa pode receber por ano é medido em milisievert.

Lembrando que diariamente todos nós somos expostos a fontes de radiação natural.

Raio-x faz mal à saúde e só pode ser feito uma vez por ano

Mito. O raio-x faz mal para a saúde somente quando ficamos expostos em excesso a ele.

E ao fazer o exame, o paciente fica apenas alguns minutos exposto à radiação e essa radiação emitida pelo equipamento é muito pequena.

A máquina do raio-x emite radiação mesmo desligada

Mito. Assim que o aparelho do raio-x é desligado, a emissão da radiação é interrompida.

Gestantes precisam evitar exames de raio-x

Verdade. Mulheres grávidas devem evitar esse tipo de exame para não expor o bebê à radiação.

Isso porque, caso receba radiação ainda no útero, há chances do bebê nascer com má formação.

Caso seja preciso fazer esse exame durante a gestação, a barriga sempre deve ser coberta e protegida com revestimento externo de chumbo.

Profissionais que trabalham com raio-x desenvolvem câncer

Mito. Os equipamentos que os profissionais que fazem exame de raio-x emitem doses pequenas de radiação e existe todo um controle rígido de exposição por meio de dosímetros.

O raio-x fica pronto na hora

Verdade. Esse exame atualmente é digital, gerando imagens no computador em questão de segundos.

Entretanto, é preciso um tempo para que o médico realize o diagnóstico das imagens que foram fornecidas a ele.

O raio-x não pode ser feito por quem marcapasso e pinos no corpo

Mito. O equipamento de raio-x não apresenta riscos para quem tem marcapasso, pinos ou qualquer estrutura metálica no organismo.

Isso porque o equipamento não produz radiação eletromagnética, que poderia ser prejudicial a pacientes com marcapasso ou pinos.

O raio-x serve só para ver ossos

Mito. Conforme falamos ao longo do texto, o raio-x também permite que seja vistos órgãos compostos por tecido mole, como é o caso do fígado, coração e até mesmo o cérebro.

Por isso o raio-x pode ser solicitado para ver doenças nos pulmões, mamas e intestinos.

Precisar realizar um exame de raio-x em Campinas? Então conte com a Consultare.

Conclusão

Com esse artigo a nossa missão era esclarecer se o raio-x faz mal à saúde.

Assim, explicamos que a radiação emitida pelo raio-x pode sim fazer mal à saúde, porém só se ficarmos excessivamente expostos a ela.

E isso não ocorre com pacientes que fazem o exame e nem mesmo com profissionais que operam a máquina para fazer o raio-x.

Mais Artigos

vacinação

Queda na vacinação

O número de vacinação no Brasil vem diminuindo. Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a taxa de imunização contra sarampo, caxumba

Saiba Mais +

Preencha os dados abaixo para solicitar um orçamento diretamente do WhatsApp com um de nossos atendentes.

Ao preencher o formulário, você está ciente de que a nossa empresa poderá enviar, de tempos em tempos, comunicações e conteúdos de acordo com os seus interesses.

Preencha os dados abaixo para solicitar um orçamento diretamente do WhatsApp com um de nossos atendentes.

Ao preencher o formulário, você está ciente que a nossa empresa poderá enviar, de tempos em tempos, comunicações e conteúdos de acordo com os seus interesses.